segunda-feira, 26 de novembro de 2012

References

Demorei, mas cheguei o/

Hoje vou falar sobre o Medical Form, Character References e Childcare References :)

Assim que a gente se inscreve na agência chega um e-mail com toda a orientação necessária pra dar início ao preenchimento do application (na APIA é assim, não sei nas outras) e quando eu recebi esse e-mail já fui imprimindo todos os papéis das referências que tem que ser preenchidos.

Character Reference
O Character Reference deve ser preenchido por alguém que te conhece bem e que não seja da família, possui perguntas sobre sua personalidade, como você lida com situações de stress no seu dia-a-dia, como você se adaptaria à novas situações e culturas, por que essa pessoa te indica pra ser uma Au Pair, se ela tem conhecimento se você já cometeu algum crime (essa pergunta tem em tudo!) e blá, blá, blá... 
MINHA DICA É: Escolha sua melhor amiga, professora de inglês e chefe ou colega de trabalho que você se dá muito bem! POR QUÊ? Porque sua melhor amiga conhece seu bom e mau-humor e toda a sua personalidade multipolar, sua professora de inglês te avalia em novas situações, de acordo com o seu desempenho nas aulas, se você é muito tímida ou tem uma boa desenvoltura, se gosta de aprender, se demonstra interesse e tal. E um chefe ou colega de trabalho avalia seu trabalho e observa sua reação diante de situações de stress (acredito que no trabalho é onde mais sofremos com stress).
Dei essa dica porque foi o que eu fiz, o mínimo que referências necessárias são 3 e eu entreguei só isso mesmo, uma pra minha professora de inglês linda, Gisele, depois pra minha ex-colega de trabalho E melhor amiga, Jéssyca, e depois pra minha ex-chefe E amiga, Tatiane. Tirei a sorte grande de ter uma chefe que se tornou minha amiga e vem me incentivando a realizar esse sonho! 

Childcare Reference
O mínimo de experiência necessária pra ficar online é de 200 horas, seja como babá assalariada ou voluntária em creches e ONGs, não precisa ter nada registrado em carteira e ter cuidado de algum parente não conta como experiência. No momento em que estava preenchendo o application eu já tinha essas 200 horas que adquiri com meu trabalho voluntário no Appa e no Cei, maaaas eu sabia que é sempre bom ter muito mais que isso...então pedi humildemente pra minha outra melhor amiga, Marina, que tem um filho lindo, o Enzo, com o qual eu já sou bem familiarizada e que eu amo de paixão, preencher uma referência como se eu tivesse cuidado dele por uns 2 meses, e gente, isso ajudou muito! Sou grata à ela pra sempre!

Medical Form
O Medical Form possui perguntas que nem minha mãe sabia responder sobre a minha saúde! Ou seja, se você tem um médico exclusivo na família, que te examina desde criança e sabe tudo que você já teve e tudo que você pode ter um dia, dê graças à Deus, eu não tenho. As perguntas são sobre todas as vacinas que você já tomou, sobre doenças que você teve quando era criança, sobre alergias que você tem, sobre casos de problemas emocionais na família, se você fuma, bebe ou cheira, sobre o tipo de calcinha que você usa, se você já cometeu algum crime e blá, blá, blá... Como eu não tenho um médico que me avalia desde sempre, pensei em pedir pra minha ginecologista, já que ela acompanha minha saúde sexual há uns 5 anos e eu tinha uma consulta marcada já. Perguntei pra minha agente se a ginecologista podia preencher e ela disse que tudo bem. Ok. Peguei todos os meus documentos, tirei um atestado de antecedentes criminais, peguei minha carteira de vacina, uma receita da última vez que estive em um médico, comprovante de doação de sangue e tudo que pudesse dar as informações necessárias pra médica avaliar. Eu já tinha contado pra ela uma outra vez sobre meus planos de ser Au Pair e ela ficou feliz e me desejou "tudo de bom", mas quando cheguei la com aquela papelada toda pra ela ver, ELA DISSE QUE NÃO PODIA PREENCHER! Disse que só um médico que tivesse todos os meus prontuários médicos e me conhecesse bem em todos os aspectos poderia preencher porque ela nem entendia nada de vacinas, e só um clínico geral saberia responder aquilo...fique muito chateada. O máximo que ela fez pra me "ajudar" foi fazer uma declaração de que na parte ginecológica tava tudo ok, e fazer uma guia com possíveis exames que um clínico pediria...agradeci e saí de lá pensando em trocar de ginecologista (haha sou dessas).

Como eu estava sem emprego fixo, não tinha convênio, então fui no Posto de Saúde marcar uma consulta com um clínico, mas a data mais próxima que tinha vaga era pro final de outubro (era setembro ainda) e parecia muito longe, em outubro eu queria estar online já, então resolvi pagar uma consulta particular, marquei pra semana seguinte em uma clínica aqui perto de casa.
Fui com o pensamento positivo! Ao entrar na sala a médica nem olhou na minha cara, logo pensei "que mulher arrogante, não vou conseguir nada aqui", mas quando eu falei o porque eu estava lá, ela mudou completamente. Ficou animada, pediu pra eu contar detalhes do processo, fez 500 perguntas sobre o programa e ao avaliar minha carteira de vacina e exames, me elogiou, dizendo que eu era muito organizada com meus documentos e tal, e PREENCHEU TUDO! \o/ e ainda pediu que eu voltasse lá pra contar minha experiência.

Referências, ok! Faltava só a carta e o vídeo pra terminar meu app!  E isso será assunto pro próximo post, porque esse aqui já tá gigante ;) 

Quero deixar aqui meu agradecimento às minha amigas que me ajudaram muito nas referências e que continuam ajudando com o apoio e incentivo: Gisele (a melhor teacher de todas), Marina (amiga mais fofa e compreensiva), Jéssyca (aliada, aquela que aceita minhas loucuras, que me conhece bem), Tatiane (Aquela com quem eu posso contar a qualquer momento). Agradeço muito à diretoria do APPA, Meire e Roberta e à professora Isabel. Obrigada pela oportunidade de participar desse trabalho tão lindo! À diretoria do Cei que faz parte da ONG Liga Solidária, Dulce, Manoela, Lourdes. Um agradecimento especial, pelo apoio e pelas orações, para Vanessa Trivelato, amiga e MÃE! Vocês são pessoas fundamentais na minha vida!

Xoxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário