sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Itep

Well people, vamos falar sobre o tão temido ITEP!


Como eu disse no último post, quando eu fiz minha inscrição na agência, já agendei meu Itep pra mais ou menos duas semanas depois. Durante essa duas semanas eu fiquei procurando no Google testes de listening na web, encontrei um site que me ajudou bastante a treinar -> Listening Exercises, porém a ansiedade era muita e fui fuçar os docs do grupo do Face e imprimi um arquivo com todas as questões que cai no teste. Passei a "estudar" o doc e, gente, não façam isso! Sério! Se seu inglês não é tão bom e você decorar o documento, você vai se prejudicar tirando uma boa nota no Itep, mas se saindo não muito bem em um Skype. Porque vendo sua nota boa as famílias vão esperar que seu inglês seja bom na hora de conversar cara a cara (ou deveria dizer tela a tela haha). Enfim...vou contar como foi comigo...

Cheguei na agência bem cedinho e a Carol (entrevistadora) me levou logo pra fazer o TESTE PSICOLÓGICO, que consiste em 260 questões sobre sua personalidade, mas não são questões diretas, são afirmações onde você opta por VERDADEIRO ou FALSO. Muitas das afirmações se repetem , diferenciando-se apenas na forma em que é colocada, é aí que tá a pegadinha! Se em uma você põe verdadeiro e na outra, que quer dizer a mesma coisa, você põe falso então você é uma pessoa contraditória, ou não está sendo sincera...fique esperta! Responda tudo com sinceridade. Não tente parecer "certinha" em todas as respostas, afinal ninguém é completamente correto, oh right?
Eu passei um pouco do tempo permitido para responder, tipo uns 10 minutos, mas ela não falou nada :) Em seguida comecei o Itep, ela me deixou sozinha na sala e isso me deixou tranquila. O meu estudo  baseado no doc funcionou e respondi de acordo com a resposta que eu "já sabia" qual era. Maaaas eu prestei bastante atenção no Listening e dava, sim, pra entender direitinho sem eu precisar ter estudado antes, mas como eu já tinha estudado então respondia tudo rapidinho sem me esforçar a pensar. (Vou repetir: se seu inglês não é bom, NÃO ESTUDE AS QUESTÕES, apenas leia pra saber como é e tal...)

O doc que peguei no grupo:


ITEP
Informações gerais:
São 5 (ou 8) pequenos diálogos com 1'30'' cada, com uma pergunta sobre ele no final, você tem 2'30'' pra responder as perguntas, mas só conta na sua hora de pensar, na hora do diálogo não conta o tempo.
Depois é um diálogo com 3' e cinco perguntas para responder, não lembro o tempo mas dá sossegado.
o último é um diálogo de 3'30'' com mais cinco perguntas.
Nenhum dos diálogos é complicado, eles não usam palavras difícieis e nem falam rapido, na verdade achei bem fácil essa parte.
Depois tem o narrador te fazendo uma pergunta, vc tem 30'' pra pensar e 45'' pra responder.
e a última é uma pergunta elaborada que você tem que responder com mais detalhes e exemplos temos 45'' pra pensar e 1' pra responder.
As pesguntas que lembramos:

LISTENING
DICAS: existem desenhos que ilustram os diálogos o que facilita a interpretação, então a compreensão fica bem mais fácil e ai não tem como boiar o tempo todo e ficar perdida no dialogo sem ter a mínima noção do q eles estão falando.
O tempo para assim que você confirma a resposta e só começa a contar de novo quando aparece a outra pergunta.
Os diálogos não necessariamente são nesta ordem.
1- Figura com um menino chorando – áudio de 1:30m
A mãr pergunta o que aconteceu da janela estar quebrada e o pai conta que foi jogar a bola pro menino e ela foi parar na janela.
A pergunta foi "onde foi a bola?".
2- Figura é um homem no celular e uma mulher com fone de ouvido e microfone:
Um rapaz ligou marcando uma consulta pq estava com dor no braço (acho) daí a mulher pergunta se ele pode vir em alguma dia da semana que esqueci. A pergunta foi "onde a mulher trabalha?".
3- Mulher e o chefe
A mulher tá conversando com o chefe sobre um cara que tinha um cargo acima do dela e mudou de empresa, aí ela pergunta como ele vai fazer e ele diz que vai promover ela.
A pergunta foi "o que vai acontecer com a mulher?
4- Foto um casal conversando
Ela contando que vai viajar e se ele pode dar comida pro gato dela. Ele diz que sim.
Pergunta "o que ele vai fazer?"
5-Foto uma moça olhando uma camiseta
Ela pergunta se tem um numero extra largo pra ela comprar pra um amigo, dai o vendedor fala que vai olhar no estoque.
Pergunta: "O que o vendedor vai fazer?"
6- Estudo
A menina pede ajuda pra um garoto pra estudar ciências ou matemática (num lembro direito) e aí o menino diz que vai na casa dela e aproveita e janta por lá e a menina diz que vai falar com os pais.
A pergunta foi "o que a menina vai fazer?"

O segundo diálogo tem 3minutos e meio e mais cinco perguntas

Viagem a NY
Uma mulher conversando com o professor do filho porque eles teriam que viajar e passar 3 semanas em NY, e ela queria uma lista das coisas que ele iria perder na escola, pra ela poder dar pra ele, e assim ele não ficaria pra trás dos outros alunos. Aí o professor fala que morou em NY, que cresceu lá. Ele fala da estátua da liberdade e sua origem e sobre o zoo.
As perguntas:
se eles estavam mudando ou apenas viajando pra NY? (Coloquei viajando)
se o professor morou lá quando era criança ou no tempo de facul? (Qdo era criança)
O que é a estátua da Liberdade? (um presente da França)
o que ele tinha pedido pro menino fazer enquanto estivesse lá (ver o que o urso polar come)
se as visitas à coroa da estátua ainda são liberadas…(essa da coroa não tinha no meu)
O que a mãe pediu au professor (as materias dessas 3 semanas)
  
Pai e Filha
Nesse, é a filha conversando com o pai, dizendo que a filha dela, tem dado trabalho pra dormir, que ela conta 1 história, dá boa noite e a menina sempre inventa alguma coisa pede, mais 1 história, e o pai pergunta se ela lê e ela diz que sim. Aí ele diz que então é meio que culpa dela, que se a menina sabe que pode ter 2 histórias, porque ela vai se contentar só com 1? E diz que ela também teve a mesma fase quando era criança, que mantinha ele e a mãe dela acordados a noite toda e ele ia trabalhar no dia seguinte morrendo de medo de prescrever alguma coisa errada ou errar em um diagnóstico. Aí a menina pergunta o que ele fez e ele diz que pediu conselhos a um amigo que tinha lido vários livros e ele disse que a menina precisava de uma rotina, pra ela ler uma história, dar um beijo, boa noite e sair, não importa o que a menina faça ou diga. aí ela diz que vai exigir muita força de vontade dela mais que vai fazer isso sim.
As perguntas foram:
Qual a profissão do pai.(médico)
Qual dica ele deu.(pra ela fazer a menina ter uma rotina noturna)
O que ele disse sobre o problema. (que a filha tinha um pouco de culpa)
Onde que ele aprendeu o que fazer.(com um amigo que sabia)
Qual era o problema da mãe (filha) (que ela estava com problemas na hora de colocar a filha na cama)

Jogo de debates
O diálogo foi uma menina conversando com o treinador sobre um campeonato de debates que ela ia participar. Ela diz pra ele que está com um problema e ele pergunta se ela está doente e vai ficar sem voz, porque ela é a principal na equipe e ela diz que não, mas tem uma festa de aniversário de casamento dos avós pra ir na sexta a noite, então não ia poder viajar com a equipe, então ela queria conversar com ele sobre as alternativas. Aí ela diz que o pai a levaria no sábado mas ela só chegaria na hora do almoço, pro segundo turno do torneio, e o chefe diz que não porque ela é a principal e eles precisavam dela pra passar pela primeira etapa. Ela diz que então a irmã poderia levá-la depois da festa, mas elas chegariam de madrugada. O cara pergunta se elas não podem sair um pouco mais cedo e ela diz que não porque a irmã é guitarrista e a banda dela que estaria tocando na festa. Então o cara aceita e a menina diz que, chegando de madrugada, ia acordar o pessoal do quarto dela e atrapalhar o descanso e o técnico diz que vai reservar um quarto pra ela e a irmã. Aí ela diz que a irmã não vai poder ficar pro torneio porque a banda dela toca em uma festa no sábado a noite, então ela voltaria no ônibus da equipe.
As perguntas foram:
O que a menina foi conversar com o técnico.
Por que ele ficou com medo dela estar doente.
Por que ela não poderia ir ou qual era o problema, algo do tipo.
Qual a solução pra elas não incomodarem ninguém (acho que é isso, só lembro que a resposta era "ele vai reservar um quarto pras 2")
Por que a irmã não poderá ficar pro torneio.
SPEAKING
Depois no Speaking ele faz duas perguntas, uma de cada vez (quem tiver uma diferente inclua)
Pra mim foi: O que é legal fazer com as crianças?
e a segunda foi quem é a pessoa mais importante na sua vida, porque?
já vi também:
Como e onde você conheceu seu(a) melhor amigo(a)?
If a friend come to visit you in your city, where would you take him?
Tell about a movie or a book you like and what you learned with that.
what country would you like to visit and why? 
Which place would you like to visit? Why? 
Tell me one thing you did and it was really hard to do for the first time and how did you overcome it?
Tell about things that you like enjoy doing with our friends and family.
Talk about things that you consider right or wrong.
Who is the most important person for you?   
Tell about something you've been afraid to do and why?
What subjects you most like to study at school?
What would you change in your school and why?

Quando terminei o Itep ela iniciou a entrevista. Pra essa eu não estudei nada, fui com a cara e a coragem, e btw, foi super tranquilo, tipo uma conversa com algum conhecido, demos muitas risadas e eu saí de lá me sentindo bem, sentindo que tudo daria certo ;) 

E deu!
Na semana seguinte recebi meu resultado do Itep por email: 





Espero ter ajudado, mesmo dando o conselho de faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!


No próximo post vou falar sobre o Medical Form :)

Xoxo.


2 comentários:

  1. Oláááá... vi seu blog no grupo das au pairs do facebook. Achei o nome super criativo, dai resolvi vir ler e adorei.
    também vou ser au pair pela apia/experimento. também vou ter que fazer o itep, e fiquei tentada a estudar as perguntas como você fez, iehioheioheohieohi.
    continue postando sua experiencia ok? já tem uma leitora, ;D

    Beijos :*

    P.S.: Meu blog não é exclusivamente sobre au pair, mas de vez em quando eu posto algumas coisas relacionadas, e eu pretendo no futuro contar muito mais coisas (eu ainda estou preenchendo o app, então não tem muito o que contar xD) então se você quiser passar por lá, fique a vontade xD (memorybox.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tha! Que bom que vc gostou do blog, fico feliz. Espero ajudar muitas meninas. Se tiver qualquer dúvida é só perguntar, terei prazer em responder. Tô demorando pra postar de novo porque estou meio sem tempo, mas continue acompanhando, vou por aqui minha carta pra HF, meu vídeo e tudo mais. Quando eu tiver um tempinho visito seu blog (dei uma olhada rápida lá e gostei!)
      Bjinhos :)

      Excluir